Gostei demais desse artigo por isso coloquei aqui pra vocês!
Conexões entres as redes sociais
Há algum tempo venho estudando as redes sociais a fim de integrá-las de forma completa e utilizar o que cada uma delas possui de melhor. Como já publiquei algo a respeito em “O Conceito criativo por traz deste blog” e “Redes sociais – Integração entre elas – APIs e demais solicitações de senhas” não vou me ater aos detalhes já discutidos nestes posts anteriores.
Neste irei “tutorizar” como efetuar tais conexões entre as redes sociais por meio de APIs.
Como deve ser de conhecimento de todos, cada uma das redes sociais em destaque hoje possuem uma característica principal e que lhe fornece um lugar à sombra dos mais sucedidos e, portanto, criando tais conexões entre elas irá facilitar o gerenciamento, agilizando o processo e reduzindo o seu tempo empregado nessas atualizações.
Abaixo segue um fluxograma a respeito das minhas redes sociais e as conexões entre elas.
Ele irá solicitar as mesmas autorizações já apresentadas aqui. Aceite e a tela seguinte será a de personalização, conforme imagem abaixo.
Neste irei “tutorizar” como efetuar tais conexões entre as redes sociais por meio de APIs.
Como deve ser de conhecimento de todos, cada uma das redes sociais em destaque hoje possuem uma característica principal e que lhe fornece um lugar à sombra dos mais sucedidos e, portanto, criando tais conexões entre elas irá facilitar o gerenciamento, agilizando o processo e reduzindo o seu tempo empregado nessas atualizações.
Abaixo segue um fluxograma a respeito das minhas redes sociais e as conexões entre elas.
Neste fluxograma é possível verificar que o Twitter e o FriendFeed são os que mais recebem informações das outras redes sociais, tornando-os meus corações virtuais.
Lembro que, antes que você continue a leitura deste post, é recomendado a leitura do post “Redes sociais – Integração entre elas – APIs e demais solicitações de senhas“.
Existem duas formas de interconectar as redes sociais: a passiva e a ativa. Calma, nada de erótico aqui, mas funciona da mesma forma como você está imaginando. A passiva se conecta em sua conta de outra rede social e captura os dados; já ativa envia os dados existentes dentro dela para outra rede. Em ambas é necessário que você autorize tal procedimento.
Vamos começar as conexões pelo Delicious:
Para quem não sabe o Delicious é uma rede social de “sites favoritos”. Semelhante ao Favoritos do seu navegador, o serviço permite uma ampla gama de vantagens, como o compartilhamento dos seus favoritos e plugins para integrá-lo aos seus navegadores.
Esta rede oferece a integração com o Twitter de forma ativa, ou seja, a cada site cadastrado no sistema um twitte é enviado para seus seguidores com o endereço do site. Para habilitar esse serviço, acesse a sua conta através do login e da senha e clique em “Settings” localizado no topo da página, ao lado direito.
Feito isto, vá até a opção “Sharing” conforme imagem abaixo:
A tela seguinte irá informa que é necessário você autorizar o procedimento de integração entre o Delicious e o Twitter. Sendo esta a sua vontade, clique em “Authenticate”.
Uma tela irá aparecer e irá solicitar que você se logue noTwitter (caso ainda não esteja logado). Após se logar, o Twitter vai lhe perguntar se deseja permitir que o Deliciouspublique em forma de twittes os seus favoritos. Se estiver de acordo, clique em “Allow”.
Pronto, todos os seus sites adicionados ao Delicious, com excessão dos marcados como “Private”, irão aparecer em seu Twitter.
Por outro lado, se você deseja que os seus favoritos apareçam no Facebook, você pode fazer uso deste recurso dentro do próprio Facebook. Para isto, acesse a sua conta no site de relacionamento e vá em “Aplicativos” e “Procurar mais aplicativos”.
No campo de busca digite “My Delicious” e acesse o primeiro resultado intitulado “My del.icio.us”. Na página que aparecer, clique em “Ir para o aplicativo”, logo abaixo do logo do Delicious.
Ou clique aqui e vá direto ao aplicativo e economize tempo neste processo.
Na página do aplicativo, é necessário que você digite o nome do seu usuário no site Delicious, neste caso, não é solicitado sua senha. Digite e escolha a quantidade de sites que deseja que sejam mostrados no aplicativo. Clique em “Submit”.
Após isto, vá em “Configurações” no menu superior e escolha “Configurações do aplicativo.
Na tela que surgir, personalize o seu aplicativo da forma como achar conveniente e clique em Ok. Dependendo do que escolher, um painel será adicionado em sua home e as atividades mais recentes do seu Delicious será divulgada em seu mural.
Em relação ao Facebook, ele permite você adicionar em sua conta, utilizando aplicativos, seus dados presentes noFlickr e o Twitter. Busque aplicativos dessas redes sociais que você irá encontrar vários, cada um com uma utilidade diferente. O processo de instalação e configuração é semelhante ao apresentado aqui.
58 Redes sociais no FriendFeed:
Para adicionar todas as atualizações das suas redes sociais no FriendFeed é simples e requer menos etapas do que no Facebook. Estando logado em sua conta, basta clicar em “Settings” junto ao seu nome. Na tela que surgir clique em “Add/Edit” junto ao “Services.
Na tela que surgir, você pode selecionar dentre 58 redes sociais que você deseja integrar dentro do FriendFeed, uma delas é o Delicious. Basta clicar no nome, digitar o nome do seu usuário dentro do Delicious e pronto, a integração está feita. Veja as telas a seguir:
Para quem não conhece, o Skoob é uma rede social voltado para o mundo dos livros, onde você pode montar a sua própria estante de livros já lidos ou que deseja ler, comentando cada um deles ou conhecendo a estante de seus amigos.
Nele é possível configurar para que, quando adicionado algum livro em sua estante, um twitte seja enviado aos seus seguidores. É simples, estando logado, basta clicar em “Configurações” localizado embaixo da sua foto e após isto escolher a abaTwitter.Ele irá solicitar as mesmas autorizações já apresentadas aqui. Aceite e a tela seguinte será a de personalização, conforme imagem abaixo.
É simples, não? Próximo…
O Tumblr é um microblog, e por isso entenda-se: foi desenvolvido para ser atualizado rapidamente e em praticamente qualquer lugar e de qualquer forma, seja por telefone ou por e-mail, basta mandar a mensagem, imagem, áudio ou video que ele já publica, sem zilhões de telas ou opções para serem escolhidas. É claro que essa facilidade implica em um simplismo maior, porém que não prejudica os usuário e nem deixa a desejar em recursos.
E a facilidade também se encontra em enviar as suas atualizações aos seus seguidores no Twitter. Acesse a sua conta no Tumblr e vá em “Custumize” no menu lateral esquerdo.
A tela que vai abrir é a mesma onde você poderá personalizar todo o seu blog, escolhendo o template e adicionando os textos de boas vindas.
Vá em “Services” no menu superior, note que no mesmo menu você pode fazer a integração do microblog tanto noFacebook quanto no Twitter. A diferença aqui é que o Facebook você tem que acessar o plugin do Tumblr lá dentro doFacebook e o do Twitter basta adicionar o seu usuário e senha e marcar a opção”Send my Tumblr posts on Twitter“.
Outra coisa legal do Tumblr é que, no momento de postar um conteúdo blog você pode escolher se determinado post deve ser enviado ou não ao Twitter.
Google Reader no Twitter:
O leitor de feeds do Google vem apresentando várias formas de integrá-lo às redes sociais e hoje já conta com funções bem interessantes. Para acessar as opções de integração, vá em “Settings” no menu superior direito, ao lado do seu e-mail.
Feito isto, vá na aba “Sent to” e escolha as de redes sociais que deseja ter a opção de compartilhar conteúdos.
Ao voltar em seus feeds você irá perceber que o botão “Send to” apareceu no rodapé de cada um dos feeds, ao clicar sobre este menu você tem a opção de enviá-lo à suas redes sociais. Note que desta forma, seus feeds somente serão compartilhados pelas redes sociais se você assim o desejar. O trabalho é meio chato se você quiser compartilhar muitos feeds por ser manual, de qualquer forma o serviço funciona bem.
O LinkedIn é o “Orkut” para profissionais, ou seja, o público que está nele quer conhecer outros profissionais e fazer contatos com pessoas da sua área de atuação. Obviamente o foco desta rede social não é se você está ficando com fulano ou se foi passar o carnaval em Riviera, aqui o foco é serviço. Talvez por isto a facilidade em adicionar o Twitternesta rede social não seja tão simples quanto nas outras já faladas aqui, mas vamos lá.
Ao se logar, vá em “More…” e escolha “Application Directory”. Existem poucas opções de integração com outras redes sociais se compararmos com o FriendFeed.
Escolha a opção “Tweets”.
Vá em “Add Application” no canto inferior direito. Na tela que surgir, clique em “AddTwitter account” e a tela de autorização do Twitter vai aparecer. Se você estiver logado no Twitter ele nem vai pedir senha, só vai solicitar que você autorize o LinkedIn. Ao clicar em “Allow” a tela de configurações de privacidade do LinkedIn vai ser aberta. Escolha as opções que desejar e salve os dados.
Agora, quando você for atualizar seu status dentro do LinkedIn, você tem a opção de enviar o novo status para o Twitter como mostra a figura ao lado.
É isto aí, mais uma rede social integrada ao microblog. Este post está ficando maior do que eu pensava, mas vamos que vamos que temos algumas coisa ainda pela frente.
Todo mundo conhece o Youtube mas mesmo assim a integração dele com outras redes sociais ainda é bem fraca e chata de ser feita. Estando logado em sua conta no site de vídeos, vá em seu nome de usuário no menu superior direito, e escolha a opção “Conta”.
Na tela que surgir clique em “Compartilhamento de atividades”.
Esta tela vai aparecer:
Eles chamam este compartilhamento de AutoShare e você pode ativar ou desativar tal ferramenta além de permitir algumas outras configurações de privacidade. O problema neste negócio é que você não pode personalizar as mensagens que serão enviadas às redes sociais. Por exemplo, quando eu adiciono um vídeo como Favorito, esse vídeo é divulgado para meu Facebook, Google Reader (em minha página personalizada) e no Facebook, porém a mensagem vai em inglês (mesmo o meu idioma no site ser em Português.), aparece: I favorited a YouTube video — Nome do vídeo — Link. Que coisa mais desagradável.
Outro ponto negativo deste sistema é a demora, após você efetuar uma atividade que compartilha, a mensagem somente será divulgada aos seus amigos após umas duas horas, pelo menos isto é o que acontece com os meus vídeos favoritados.
Eles também só permitem o compartilhamento com o Facebook, Twitter e o Google Reader, falta mais ehn sr. Google.
E para finalizar, as fotos do Flickr.
Após logar no serviço, clique sobre seu nome na barra superior.
Clique em “Extending Flickr” e depois em “Configure Your Flickr-to-blog Settings”. Diferentemente do Youtube, no Flickrvocê possui diversas opções de redes sociais, aproveite!
Feito isto, basta escolher na lista o Twitter e aceitar o pedido de autorização. Pronto, toda vez que você adicionar uma imagem no Flickr seus seguidores no microblog irão saber. O problema aqui é que você não consegue personalizar suas configurações de privacidade.
Bom, estamos chegando ao fim deste mega post. Os passos que foram apresentados aqui são os utilizo para criar a minha rede quase que autossustentável, ou seja, ao atualizar um site ele se autodivulga por toda a rede. É claro que alguns sites permitem que mais redes sociais sejam integradas, o processo geralmente é o mesmo apresentado aqui, só tome cuidado para que os mesmos dados não sejam replicados infinitamente entre elas, ou seja, evite vias de mãos duplas.
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